Novela em Destaque: "Água Viva", da década de 80!

Água Viva foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 9 de agosto de 1980. Escrita por Gilberto Braga e Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma (que acumulou a direção geral) e Paulo Ubiratan, teve 161 capítulos.
 
Sinopse
A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely, uma assistente social, que descobre o seu pai, Nelson, irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.
Paralelo a isso, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene. Ela se apaixona por Marcos e o sentimento será recíproco, mas terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera aristocrática Lourdes Mesquita, mãe de Marcos, que deseja ver o filho casado com Sandra. A vilã, ainda por cima, detesta o genro Edir, marido de sua filha Márcia, ocasionando diversos problemas conjugais. Lourdes é bem diferente de Stella Simpson, uma milionária divertida e excêntrica.
Entretanto, desenrola-se o drama de Lígia, mulher rica e interesseira, casada com o banqueiro Heitor, homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nelson. Lígia passa por um período de crise com o marido e apaixona-se por Nelson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. É amor à primeira vista. Ela não sabe quem ele é, mas encanta-se com sua aparência de homem rico. Este, por sua vez, oculta a sua real condição financeira. Miguel, sem saber da ligação do seu irmão com Lígia, também se apaixona por esta. E aí começa uma enorme disputa entre os dois. Nesse momento, a órfã volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nelson e resolve adotá-la sem ele saber.
 
Curiosidades Água Viva mostrava a vida da classe rica à beira-mar. Era uma novela charmosa recheada de bons personagens.
Água Viva marcou a estréia das novelas de horário nobre no “Vale a Pena Ver de Novo”. A novela seria reprisada em substituição a “Plumas & Paetês”. Na época, a Globo chegou a exibir chamadas de “Água Viva”, mas acabaram desistindo e reprisando “Pecado Rasgado”. “Água Viva” acabou entrando. Reprisada entre 13 de fevereiro e 31 de agosto de 1984, em 145 capítulos, às 13h30, com retumbante sucesso, alcançando a excelente média de 39 pontos no horário. Mesmo índice de Elas por Elas, reprisada nas tardes de 1985.
Beatriz Segall se destacou interpretando sua primeira grande vilã: a aristocrática Lourdes Mesquita.
Tônia Carrero, que inicialmente havia sido escalada para interpretar a megera conquistou o público como a excêntrica milionária Stella Fraga Simpson.
Marcante a cena em que Lígia se fecha com Selma (Tamara Taxman) num banheiro e lhe dá uma surra de tirar o fôlego. Gilberto Braga homenagearia a cena em outra novela sua: Celebridade. Maria Clara Diniz (Malu Mader) dá uma surra em Laura (Cláudia Abreu) num banheiro de uma casa de Shows.
No capítulo 39, em 19 de março de 1980, foi ao ar (implicitamente) o primeiro baseado da TV brasileira! O personagem Alfredo (Fernando Eiras) enrolou tranquilamente seu cigarro de maconha. No script o autor indicava apenas Alfredo arrumando alguma coisa!
Água Viva teve uma versão romanceada, por Leonor Bassères na série de livros, “Sucessos” da Rede Globo.
A trilha sonora nacional foi remasterizada e lançada em CD em 2001, pela Som Livre.
Lucélia Santos fez de sua heroína Janete, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de abril de 1980.
Anúncios

Publicado em 16 de junho de 2012, em novela em destaque. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: