Novela em Destaque: De Lauro Cesar Muniz na Globo, "Transas e Caretas"!

Transas e Caretas é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 9 de janeiro a 21 de julho de 1984 às 19h, e foi apresentada em 167 capítulos.
Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Daniel Más, e dirigida por José Wilker e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Paulo Ubiratan.

Enredo
Dona Francisca Moura Imperial, sentindo-se distante da realidade dos filhos, faz uma cirurgia plástica e fica vinte anos mais jovem em aparência, disposta a se dar melhor com os mesmos. Os dois rapazes, Jordão e Thiago, apesar de irmãos, são totalmente diferentes:o primeiro gosta de viver como no século XIX, com pensamentos monarquistas e até uma mucama pessoal, Dorinha; já o segundo é totalmente moderno, contando em sua casa com um robô, Alcides, como seu mordomo, além de outras coisas do que há de mais revolucionário. Ambos, porém, mantêm uma mesma idéia: jamais se casarem. Dona Francisca, então, contrata a jovem Marília para casar-se com um deles e dar-lhe um neto que prossiga o nome da família e os negócios. Marília torna-se noiva de Jordão, mas se apaixona por Thiago, iniciando o mote inicial da novela.

Curiosidades
Exibida entre 9 de janeiro e 21 de julho de 1984 em 167 capítulos.
Transas e Caretas marcou a volta de Lauro César Muniz à Rede Globo como autor titular, após um afastamento de quase cinco anos, depois de Os Gigantes, de 1979.
A personagem Ana, interpretada por Aracy Balabanian, que era infeliz no casamento com Marcos (Jece Valadão), se envolveria com Renato (José de Abreu), mas a censura interveio. Renato saiu de cena por algum tempo e as cenas de Ana foram reduzidas.
A atriz Betty Faria foi escalada para interpretar a dançarina Liana, que se envolvia com Jordão, mas, quando ia começar as gravações de seu papel, optou por ir para o elenco da telenovela “das oito”, Partido Alto, da qual Christiane Torloni também participou, como Selma. No lugar de Betty, entrou Lady Francisco. O nome de Betty apareceu nos créditos em metade da novela.
Paulo Betti fez muito sucesso como o ambicioso pintor Dirceu Valente. Devido a isso, o ator emendou logo a telenovela seguinte, Vereda Tropical. Nesta, seu personagem, o advogado Marco, seria diametralmente oposto a Dirceu, o personagem anterior.
Eva Wilma interpretava a mãe de José Wilker e Reginaldo Faria em Transas e Caretas, mas a diferença de idade entre Eva e Reginaldo (4 anos) e entre Eva e José (12 anos) é mínima. Justamente por isso, foi usado o recurso da plástica na personagem de Eva, dando um charme à história.
O texto da novela foi vendido para o Chile e lá foi adaptado como Trampas y Caretas, em 1992, um grande sucesso no país.
O primeiro capítulo foi antológico e contou com o casamento entre Tiago (José Wilker) e uma macaca. Tudo não passava de mais uma brincadeira sem graça do moderninho.
Destaque para a trilha internacional repleta de sucessos como Ebony Eyes de Smokey Robinson e Rick James, Joanna, do conjunto Kool & the Gang, Let’s Stay Together de Tina Turner e Victims, da banda Culture Club.
Mal dá pra perceber, mas é Raul Gazolla, antes de ser ator de novelas, bem jovem, que aparece correndo no videogame na abertura.

Cenas da Novela

Aos sábados e domingos, 5 da tarde, o palco das novelas é aqui, no “Novela em Destaque”!
Anúncios

Publicado em 1 de julho de 2012, em novela em destaque. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: