Você sabe como se destacar no mercado de trabalho?

No ambiente corporativo, como já falamos muitas vezes aqui no blog, é preciso se comportar adequadamente e manter uma imagem profissional. Se mostrar sempre atrativo para o mercado de trabalho.
Mesmo em empresas com grau menor de formalidade ou empresas pequenas, sempre há alguém que observa e gerencia o capital humano. Seja um departamento inteiro de RH ou o próprio dono do negócio. É preciso se diferenciar de alguma forma. Então aqui vão algumas dicas para quem quer se destacar:

Em primeiro lugar, o mais importante: mostrar evolução.

É preciso ter vontade de aprender, e pró-atividade acima de tudo. Afinal ninguém nasce sabendo nada, não é mesmo? Mostrar evolução, foco, enfim, desenvolvimento pessoal e profissional… Todo mundo tem capacidade de evoluir, mas muitas vezes, não querem ou não demonstram interesse.

E é capaz que você esteja pensando que na sua empresa não há espaço, que não há reconhecimento. E pode ser que isso até seja verdade… Em alguns lugares, realmente não há. Mas durante seu dia-a-dia você conhece muita gente, entre clientes, fornecedores, outros funcionários de empresas vizinhas, etc. E competência é fácilmente identificável. Pró-atividade então, louvável… Se a empresa não tem futuro, caia fora! Com o seu perfil você com certeza conseguirá um bom emprego logo!

Você por acaso já teve contato ou trabalhou com pessoas “lentas” e que tiveram má-vontade em te atender?! É terrível não é? Pois então, algum dia, você contrataria essa pessoa para qualquer função? Acho que a resposta deve ser um unânime NÃO!

E em segundo lugar, na minha opinião: o marketing pessoal!

Sim, a sua imagem corporativa! É a forma com que você se apresenta, o famoso clichê “sua aparência é o seu cartão de visitas”. Não a beleza estética, mas sua postura.

Sua imagem em uma entrevista de trabalho muitas vezes é o que faz o entrevistador ler ou não o seu currículo… A dica que eu sempre ouço de especialistas é apostar no básico. Não tem erro. Seja formal ou informal, quanto mais “sóbria” e profissional for sua aparência, mais confiável você vai parecer. Aposte em um visual clean, não abuse!

E é claro, seja simpático! As relações pessoais também fazem parte do marketing pessoal e devem ser preservadas. É o mesmo caso da pessoa que te atende mal ou é mal-educada com você.  Para você, ela não tem uma boa imagem e você não a indicaria ou contrataria nunca…
Nunca se sabe quem poderá te ajudar ou ser seu companheiro de trabalho no futuro. É importante manter boas relações sempre!
Tudo sso, aliado a sua vontade de vencer, vai o levar cada vez mais longe!
Anúncios

Publicado em 5 de julho de 2012, em Profissões. Qual Escolher?. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: